quarta-feira, maio 14, 2008

Para reflectir

Este é o título que adaptei dum trabalho hoje recebido. O texto pareceu-me muito interessante na medida em que pode deixar algum motivo de análise para quem porventura o ler. Além disso ele vai ao encontro do meu próprio pensamento e opinião quanto ao assunto. E não é nada que muitos dos portugueses não tenham já pensado. Mas fica aqui o registo que convida a pensar e a adaptação não desvirtua a ideia original. Contudo, isto cumpre provavelmente o seu objectivo que passou a ser meu também,passar uma mensagem :
O português sempre teve o hábito de reclamar dos seus governantes. Criticam os seus autarcas, os ministros, o Presidente da República. ( E não têm sempre razão ).
Reclamavam dos governos anteriores e reclamam deste. Já deixaram de reclamar de Guterres e de Durão Barroso que entretanto fugiram.
Quando tivermos novas eleições provavelmente teremos outros governantes. Ou serão os mesmos. Mas o povo vai continuar a reclamar. Sabe porquê? Porque o problema não está só em quem nos governa. O problema está muito em quem reclama: Nós. Ou muitos de nós, vamos a não exagerar.
Afinal o que se pode esperar de quem sempre "dá um jeitinho"? Que valoriza o espertalhão e não o sábio ou justo? Que segue e aplaude o vencedor do big brother e não sabe o nome dum escritor português?
Que respeito merece quem reelege alguns autarcas sem perfil e sujos de corrupção? Que aplaude quem fica rico da noite para o dia? Que goza quando consegue sacar a tv cabo dum vizinho e a energia directamente da linha?
O que esperar de quem não sabe o que é pontualidade? Que atira lixo para a rua e cospe no chão, e depois reclama pela sujeira?
O que esperar de quem não valoriza a leitura? E de quem finge dormir quando um idoso ou deficiente entra num autocarro? Que dizer dum povo endividado e que continua a gastar mais do que pode?
Tudo isto conduz a este estado do Estado. Vá lá, esta última frase é minha.
Se enviássemos o texto a outras pessoas isto poderia configurar uma campanha. E no bom sentido. Sugiro isso.
Fiquem bem.
Tenhoditoo...

2 comentários:

luisapaulo disse...

Muito bem ditoo..e concordo plenamente.

Nala-Olhos Azuis disse...

Estou a gostar!!! Já está a trabalhar mais no blogue. Vamos há muito para fazer? Os meus parabens. Até um dia destes. fernanda